Honefoss
"O covarde nunca tenta, o fracassado nunca termina e o vencedor nunca desiste."

domingo, 10 de janeiro de 2010

Herois do Mar,Nobre Povo I ( o meu olhar.. )


Noruega,3º ano.
As diferenças sao evidentes.
Aqui não há falta de auto-estima,a auto crítica é construtiva e não destrutiva.Acredita-se no potencial do país e no que se produz,e a desculpa não é a corrupção.
Não existe o "deixa andar" ou "é pra amanhã",a burocracia desmedida,as empregadas das finanças na conversa enquanto estás numa fila há horas pra ser atendido.Aqui acorda-se ainda de noite e com temperaturas negativas pra ir trabalhar com neve pelo joelho e 10kg de roupa em cima do lombo.
Os dias são curtíssimos,agora de inverno,às 15h já é de noite novamente.O movimento que se vê nas ruas a essa hora é do pessoal a sair do trabalho para voltar a casa.Ok..trabalho,casa.Nao existe grande vontade de andar a passear com este briol.As ruas ficam desertas,no centro mexe pouco neste Janeiro gelado.
O campeonato está parado,portanto o desporto rei é agora o ski,snowboard e patinagem.Alguns bares enchem-se para assistir a Premier League,sim,todo o norueguês é fã de uma equipa inglesa,porque ser fã de uma equipa norueguesa é mau de mais,sofre-se muito,muito fraquinhos...lembram-se do Karadas?Ainda joga,agora a central do Brann,equipa de Bergen.

Sexta e sábado à noite,o verdadeiro ambiente norueguês,tudo bêbado,e quem não fica bêbado não é bom norueguês,seja novo ou velho,o que importa é chegar a casa bem arrebentado.Eles ficam a dormir de pé,enquanto elas andam loucas à procura de alguém ainda acordado.É fácil demais,e não é necessário levar a jantar,pagar copos ou muito tempo de conversa.Um simples tick de cabeça a indicar o caminho para o vão de escadas mais próximo é o suficiente.Acreditem.
A rua mais famosa em toda a Noruega chama-se Karl Johan Gate,a rua das lojas em Oslo.Estende-se por 2 km e vai da estação central até perto do Palácio Real.Comparada com qualquer uma em outras capitais europeias,esta rua tem lojas banais com roupa pouco sofisticada,onde pontificam Zara,Dressman ou H&M.Nada de especial,para quem enche o peito pra dizer que vive na capital de um país com uma das mais altas qualidade de vida.!!??
Frio de rachar,gente que não se ri,transportes normalmente atrasados,língua horrível,descontos de 36% no ordenado e cerveja a 7 euros.
Chamam a isto qualidade de vida?
E a taxa de suicídio?Por alguma coisa é..
Casinos não existem,o jogo é ilegal,embora eles sejam viciados em tudo o que envolva dinheiro,até apanham o cruzeiro que parte todos os dias para a Alemanha só para chafurdarem no àlcool e jogarem.A prostituição é ilegal;quem for visto a comprar sexo paga uma multa que no mínimo são de 25 mil nok ( 3 mil euros ).
Mijar na rua também dá multa,menos aos drogados,esses não dão dinheiro ao estado.Só quem trabalha e desconta faz a máquina andar.Portanto,nas saídas dos metros é um cheiro a mijo que nem se pode,especialmente onde começa a famosa rua das lojas na praça de Jernbanetorget onde diáriamente se pode assistir à maior concentração de agarrados à papa,numa visão seguramente 3º mundista.
Oslo,nem para turista serve.Tudo o que a cidade tem para oferecer,pode ser visto num dia,dois no máximo.Infraestruturas dignas de um país desenvolvido,poucas.
Comparado com Lisboa,isto é Quarteira de inverno.
Bom?O dinheiro,apenas e só.Especialmente porque devido às circunstâncias,se te der raiva pagar tanto por uma bjeca,também não tens onde o gastar.
Sim,sou emigrante.Considero que devido à situação do meu país o melhor passo foi dado.Mas não há um dia em que não pense no sol e praia,no barrocal algarvio,na costa vicentina,nas noites agradáveis junto ao mar apreciando as estrelas num céu limpo,na chouriça assada e nas minis.

Podia dizer tudo de bom sobre este país,e claro que as há,e armar-me em português moderno e falar que o meu país tem tudo de mau,mas não.O meu país é o melhor país do mundo,basta trocar as personagens ridículas que insistem em não largar o poleiro,muito por nossa culpa,eleitores,e arrastar para a podridão o Nobre Povo que merece bem melhor que governantes de meia tijela.

( cont. )

2 comentários:

  1. Portugal é Portugal. É nosso país. Apesar de terem congelado aos aumentos para este ano e de falarem em baixar os ordenados em 10 % no próximo ano. "já não temos que apertar o cinto", se realmente formos alvos desta atrocidade, temos é de arranjar um cordel para atar as calças, sim porque não vai haver dinheiro para cintos, um cinto vai ser coisa fina!!

    ResponderEliminar
  2. Primaço, mt fixe! é bom saber-te vivo!!! gostei bastante, desse desabafo com força e de forma sincera, emocionei-me até .... e fizeste-me sorrir que de facto é o melhor remédio, mas continua, porque a vida é feita de experiências e essas já ninguém te tira!!!! Felicidades!

    ResponderEliminar